01 – Nome Fantasia

Escolha o nome que você dará para a sua empresa.

Refere-se ao nome popular da sua empresa, mais ligado à marca. Ele pode ser parecido ou completamente diferente da razão social. Esta é a primeira escolha que você deve fazer para abrir a sua empresa.

02 – Razão Social

É o nome jurídico da empresa que constará em documentos legais, contratos e escrituras.

Agora escolha a razão social, que é o nome dado à pessoa jurídica. Em seguida, informe o valor do capital social.

03 – Capital Social

É o valor que será investido para o início de suas atividades.

É o valor investido pelo(s) sócio(s) para o início das atividades da empresa. Após definir este valor, informe o endereço da sua empresa.

04 – Endereço

Defina o local comercial que será registrada a empresa.

Onde estará localizado seu estabelecimento, podendo ser residencial ou comercial.

É de grande importância que o endereço de sua empresa esteja regularizado na prefeitura de seu município. Agora é hora de definir o CNAE.

05 – CNAE

Defina o local comercial que será registrada a empresa.

É hora de analisar e aprovar os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da sua empresa!

A análise de CNAEs, somente será realizada pelo departamento societário, depois que o cliente preencher o cadastro inicial, em nosso site e efetuar o pagamento no valor de R$ 99,00 (valor que será diluído em sua primeira mensalidade).

Com o pagamento efetuado, em até 24 horas, os nossos contadores analisarão as informações que você cadastrou e apresentarão as melhores opções de enquadramento tributário. Em seguida, reenviaremos o cadastro para a sua aprovação ou não.

Importante: As alíquotas dos tributos são pré-determinadas pelos governos, conforme a sua atividade econômica.

Definido o CNAE, é hora de o cliente separar e enviar a documentação para o escritório.

06 – Relação de Documentos

Saiba os documentos que são necessários encaminhar para o escritório.

  • RG e CPF (sócios ou empresário individual);
  • Título de eleitor;
  • Certidão de casamento (dos sócios), ou certidão de nascimento, se solteiros;
  • 1 comprovante de endereço residencial (no nome dos sócios);
  • 1 comprovante de endereço do estabelecimento;
  • 1 espelho do IPTU do imóvel (estabelecimento) é necessário também informar a metragem.

Documentos enviados para o departamento societário digitalmente.

07 – Envio de Documentos

Veja as formas de envio de documentos:

  • RG e CPF (sócios ou empresário individual);
  • Título de eleitor;
  • Certidão de casamento (dos sócios), ou certidão de nascimento, se solteiros;
  • 1 comprovante de endereço residencial (no nome dos sócios);
  • 1 comprovante de endereço do estabelecimento;
  • 1 espelho do IPTU do imóvel (estabelecimento) é necessário também informar a metragem.

Agora que já temos os seus documentos, vamos elaborar o processo de abertura da sua empresa.

08 – Elaboração de Processos

Elaboramos o processo de abertura da sua empresa, organizamos os seus documentos pessoais e disponibilizamos as taxas para você pagá-las.

Nosso departamento societário executará:

  • geração DBE;
  • viabilidade prefeitura.

Esta fase levará em média 10 dias úteis para ser finalizada.

Em seguida, o processo será enviado pelo “portal do cliente” para que você possa assinar nos espaços adequados, de acordo com nossas orientações.

09 – Protocolo de Processo

Você recebe o processo, confere as informações, assina e protocola na Junta Comercial.

Assim que você receber o processo, ficarão disponíveis no “portal do cliente”, as orientações necessárias de como proceder para dar a entrada do processo na Junta Comercial de São Paulo. Lá, estarão:

  • as marcações nos espaços destinados para as assinaturas;
  • documentos para serem reconhecidos firma no cartório;
  • guias da Junta Comercial para pagamento;
  • dentre outras orientações importantes.

O próximo passo, é ir até a Junta Comercial e entregar:

  • os documentos pessoais (cópias);
  • os comprovantes dos pagamentos das taxas;
  • o processo elaborado.

A Junta Comercial analisará o processo e os documentos, e você receberá um protocolo, cujo número, deverá nos informar para que possamos acompanhar o andamento do mesmo.

O prazo para esta análise normalmente é de até 10 dias úteis.

10 – Cadastro Prefeitura

Faremos o cadastro da sua empresa, na prefeitura do município.

Nessa fase, iremos preparar os documentos para o cadastro de sua empresa na prefeitura, para emissão do alvará e de notas fiscais.

Após 5 dias úteis de aprovação do processo na Junta Comercial, o departamento societário irá:

  • elaborar os documentos necessários para o cadastro na prefeitura;
  • disponibilizar os documentos no “portal do cliente”, para que você possa levá-los à prefeitura municipal e efetuar o protocolo.

Feito isso, será necessário aguardar para que uma análise seja feita pela prefeitura. O tempo de espera varia muito de cidade para cidade. Em média, leva até 20 dias úteis.

Caso você não tenha tempo de protocolar o seu processo junto à prefeitura, podemos protocolar para você, considerando as observações a seguir.

Podemos protocolar o seu processo na prefeitura somente em nossa área de abrangência:

  • Caieiras
  • Cajamar
  • Campo Limpo
  • Francisco Morato
  • Franco da Rocha
  • Itatiba
  • Itupeva
  • Jundiaí
  • Louveira
  • Mairiporã
  • Osasco
  • São Paulo
  • Várzea Paulista

O cliente que não tiver tempo de protocolar o processo na prefeitura, poderá contar com o nosso serviço, desde que a sua empresa esteja na nossa área de abrangência. Este serviço é cobrado a parte. Consulte o nosso departamento societário.

Já estamos quase no fim do processo de abertura da sua empresa. Hora do enquadramento no regime de tributação.

11 – Enquadramento Tributário

Solicitaremos o enquadramento no regime tributário

Empresas optantes pelo Simples Nacional, só podem realizar essa solicitação de enquadramento depois da aprovação da prefeitura.

A Receita Federal libera a aprovação dessa solicitação em determinados dias do mês. Esta data de liberação, dependerá do dia da solicitação de enquadramento. Veja como são determinadas estas datas:

  • para o dia 6: se for solicitado entre os dias 20 e último dia do mês;
  • para o dia 16: se for solicitado entre os dias 1 e 9;
  • para o dia 26: se for solicitado entre os dias 10 e 19.

Com isso, a abertura da sua empresa estará concluída com sucesso. Hora de providenciar o certificado digital da sua empresa.

12 – Certificado Digital

Deve ser adquirido assim que o CNPJ for emitido.

É um arquivo eletrônico, que serve como identidade virtual, ou seja, a sua assinatura. E com ele pode se fazer transações online, como envio de declarações para a Receita Federal.

Deve ser adquirido obrigatoriamente assim que for emitido o número de CNPJ da sua empresa.

O modelo deverá ser o A-1.

Nós podemos auxiliá-lo na busca da certificadora mais próxima, para sua comodidade.

Rua Coronel Domingos Ortiz, 283, Centro, Franco da Rocha/SP - CEP 07851-040

(11) 4449-1000 societario@contabilidadeativa1976.com.br

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